Saúde | Tratamento da Pele

Olá!
Este é o meu primeiro post aqui no blog (para quem não sabe quem é o novo escritor do blog, por favor consulte este post).
Gostaria de começar por demonstrar o respeito enorme que ganhei pelos bloggers/vloggers que iniciam os seus projectos sem qualquer tipo de apoio ou colaboração, porque é, efectivamente, muito trabalhoso tentar fazer algo de construtivo e bem feito. Os meus parabéns a quem tem um tempinho diário para se dedicar à sua carreira "internética".
Posto isto, este post é, obviamente, direccionado às mulheres no geral, mas particularmente às que se expõem para mostrar às outras os seus makeup looks.

Hoje vou falar-vos sobre a pele, o maior órgão do corpo humano, e por sua vez o mais susceptível a doenças e maus tratos. Os homens apreciam mulheres com uma pele bonita e natural, e vocês também gostam claramente de ter uma pele macia, livre de borbulhas e radiante.
Muita da vossa preocupação passa por não ter borbulhas. Ora é exactamente sobre esse ponto que vamos incidir directamente, podendo também colmatar outros problemas de pele que possam eventualmente ter.




Começando pelo início, a acne (borbulhas) ou dermatose, consiste em pequenas erupções na pele, comuns na puberdade, que se manifestam sob a forma de pústulas vermelhas ou brancas localizadas na face, no peito e/ou nas costas, às vezes com pontos negros, em resultado da eliminação de toxinas e gorduras presentes no sangue. As formas mais graves podem deixar cicatrizes.

É comum na puberdade (em adolescentes de ambos os sexos) haver desequilíbrios hormonais que  desencadeiam a erupção da acne. A exposição prolongada ao sol também desencadeia o mesmo problema (ao contrário do que possam pensar, o sol não seca a pele e não ficam lindas no Verão por estar horas a torrar ao sol). O uso da pílula também pode despoletar este problema.
Dermatose é a designação genérica para doenças na pele (como por exemplo Psoríase, Eczema, Acne, Micose, Sarna, Urticária, etc.) e podem ser causadas pelas mesmas razões que uma simples borbulha: Intoxicações alimentares, deficiências renais e hepáticas, mau funcionamento dos intestinos e germes.

Há vários princípios a ter em conta no que toca a lidar com a acne diariamente. Ficam aqui alguns conselhos práticos que podem ajudar neste problema.

1 - Nunca espremer borbulhas. O líquido no interior da borbulha acabará por sair por ele próprio e o facto de as mãos serem um veículo de transmissão de microorganismos pode fazer com a borbulha fique contaminada; 

2 - Evitar exposições prolongadas ao sol
A curto prazo, a exposição intensa ao sol tem um efeito imunodepressivo, cujo paradigma é a reactivação do herpes labial. A médio prazo, a radiação solar provoca o envelhecimento prematuro da pele, com perda da elasticidade e aparecimento de rugas, sinais e de manchas inestéticas.;

3 - Beber águas em abundância (a água vai facilitar a limpeza intestinal); 

4 - Suspender consumo de alimentos industrializados, refinados, ovos, e de alimentos gordos (fritos, lacticínios, margarinas, chocolate);

5 - Ingerir frutas frescas da época e alimentos depurativos do sangue (estes alimentos são aqueles que removem as toxinas através da urina, limpando o sangue e o organismo como o limão, agrião, ínhame, carqueja, etc.);

6 - Evitar comer carnes (especialmente carne de porco e enchidos);

7 - Comer saladas verdes em abundância, e cebola também.
De entre os benefícios da salada verde pode-se destacar a presença dos carotenóides, que são substâncias antioxidantes que actuam contra o envelhecimento precoce. Começar a refeição pela salada potencializa o efeito dos alimentos, melhora o trânsito intestinal e faz com que se coma menos os pratos mais calóricos.
Já a cebola, comida diariamente, tem bons resultados nas dermatoses, já que assim como o alho, o agrião, e outros vegetais que  a natureza nos oferece, é dos melhores purificadores do sangue;

8 - Praticar exercício físico, com método e moderação, uma vez que favorece a eliminação de toxinas através da sudação;

Caso, após a adopção de um estilo de vida saudável, a qualidade da vossa pele não melhorar deverão procurar um médico dermatologista para que vos aconselhe a nível de outros tipos de tratamentos.

Podem sempre fazer qualquer questão nos comentários que terei todo o gosto em responder.

Tentarei sempre publicar à segunda feira.

E lembrem-se:

Doem sangue, doem medula, doem vida!

Comentários

  1. Realmente é quando abuso mais do chocolate ou de alimentos menos saudáveis que me aparecem algumas borbulhas no rosto... O maior problema é mesmo conseguir resistir a espremê-las! :X

    Post esclarecedor, gostei! :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada por comentarem! ♥
Respostas aos comentários são dadas no próprio post. Fiquem atentas! :)

Mensagens populares