quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Auto - Exame da Mama


Olá meninas!

Hoje tive de explicar à minha mãe como fazer este exame correctamente, por isso, lembrei-me que como a grande maioria de seguidores deste blog é do sexo feminino, seria da maior importância falar deste pequeno acto tão fácil de realizar e que nos pode ajudar bastante.

Comecemos então pelo início.

O que é o auto - exame da mama e para que serve?
É um exame feita pela própria mulher das suas mamas (o termo técnico é mamas, não é seios. Não pensem que estou a ser brejeira) para que se possa conhecer a si própria. Actualmente, o auto - exame da mama já não é utilizado para o diagnóstico de problemas da mama mas sim para ajudar a mulher a conhecer o seu próprio corpo e a estar atenta a mudanças em si mesma, afim de a ajudar a diferenciar o que é habitual (por exemplo, os pequenos caroços que algumas mulheres sentem na altura da menstruação) do que é anómalo.

Quando deve ser feito?
O auto - exame da mama deve ser feito uma vez por mês, sempre na mesma altura e, preferencialmente, uma semana após a menstruação (uma vez que a carga hormonal se encontra mais reduzida). Caso a mulher já esteja na menopausa, deverá escolher o mês dia todos os meses para realizar este exame.

O que procurar neste exame?
Durante o auto - exame a mulher deve procurar alterações na textura, tamanho e aparência da mama, bem como a presença de corrimento expelido através do mamilo.

Como fazer o exame?
O exame deve ser feito de 3 formas diferentes: No banho, em pé frente a um espelho e deitada. Devem usar-se as "cabeças" dos dedos indicador e médio para examinar a pele (nunca as pontas dos dedos ou unhas). O exame deve ser feito numa mama de cada vez e deve percorrer toda a área que se estende desde a axila até à região mamilar.

Deixo-vos, de seguida, as imagens do folheto criado pela Sociedade Portuguesa de Senologia que ilustram os movimentos que devem ser feitos durante o auto - exame.

Este exame é essencial para todas as mulheres de todas as idades aprenderem a conhecer o seu corpo e detectar eventuais alterações nele passiveis de serem observadas e analisadas por um médico.

E como mulher e enfermeira que sou não podia deixar de alertar as minhas leitoras para este acto tão simples para todas nós. :)

Se tiverem alguma dúvida não hesitem em perguntar.


Um beijinho!

6 comentários:

  1. o quanto dou importancia. Iras perceber depois de leres o meu post.
    http://tuesfeitadeamor.blogspot.com/2011/07/segunda-feira-18-vs-sexta-feira-13.html

    ResponderEliminar
  2. é mesmo muito importante! Eu tenho casos de cancro da mama no historial da minha família tanto por parte de mãe como de pai :( mas a Dra. disse-me que até aos meus 25 anos poderia fazer o exame apenas uma vez por ano.
    Obrigada por nos chamar a atenção sra Enfermeira :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. é super importante estarmos informadas, ainda ontem tinha lido um artigo numa revista sobre isto :)

    ResponderEliminar
  4. Muito importante esta informação... na prevenção e detecção precoce está toda a diferença
    Bjs
    Luisa
    http://efoiumdiaqueelacriouoseublogue.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Oi linda, achei seu blog simplesmente encantador. Parabéns! Estou te seguindo. Comecei o meu faz pouco tempo, se puder dar uma força. Beijos e muito sucesso.

    ResponderEliminar
  6. olá cheguei agra mesmo
    o meu exame está marcado para segunda-feira mas em casa faço sempre assim, bem, sempre não, use sempre
    kis .=)

    ResponderEliminar

Obrigada por comentarem! ♥
Respostas aos comentários são dadas no próprio post. Fiquem atentas! :)